FAQ

Caso sua resposta não esteja aqui, envie-nos uma mensagem

QUESTÕES FREQUENTES

Pagamento
Não. Só aceitamos pagamento através de nossos gateways de pagamento. Isso dá mais segurança para ambas as partes.
Sim. Você pode parcelar em até 3x no plano trimestral, em até 6x no plano semestral e em até 12x no plano anual. Porém, o parcelamento é opcional e trata-se de um único e indivisível serviço (ou seja, uma única operação no cartão de crédito etc.). Nem mesmo armazenamos dados financeiros para renovação automática de planos e assinaturas.
O cancelamento pode ser feito em até 07 DIAS após a aquisição. Este é o período previsto de teste e arrependimento conforme o CDC (Código de Defesa do Consumidor) para compras feitas online. Envie um e-mail para a Eduzz (suporte@eduzz.com)
Depois de 07 DIAS, não é possível cancelar, suspender etc. Os valores dos planos variam conforme o período. O acesso por períodos curtos tem custo bem maior. O plano anual é o que tem máximo desconto e melhor custo-benefício (para plataforma e aluno). Escolher o plano anual, se beneficiar do melhor desconto e, depois, pedir cancelamento proporcional obviamente não é razoável. Além disso, há custos diretos imediatos no ato da transação (taxas de cartão, plataforma etc.) que não são recuperados.
Não existe "valor mensal". Existe o valor TOTAL de cada plano (trimestral, semestral e anual) e a possibilidade de dividir este valor em parcelas. No ato do pagamento, é informado o valor total e dada a opção de dividir em parcelas, de acordo com o tamanho do plano. Parcelar ou não o valor total é opção do aluno.
Não fazemos renovação automática. Nem mesmo armazenamos dados de pagamento no Provas de TI. Uma vez finalizado o período do plano (trimestral, semestral ou anual), o acesso na plataforma é bloqueado e nenhuma outra cobrança é feita.
Isso é previsto. Quando o valor do serviço aumenta, o fornecedor não pode cobrar mais do cliente que já comprou. Assim, o mesmo vale para o caso contrário. É legalmente previsto alterar preços de produtos e serviços. Leve em consideração somente as condições específicas da SUA aquisição. Se você concordou com elas, é porque - segundo seu julgamento - eram satisfatórias. Sempre procuramos beneficiar clientes antigos nas renovações etc.. Porém, uma coisa (promoções e alterações de preço) não está vinculada à outra (rever as aquisições de clientes antigos).
O processo de definição de valores de uma empresa leva em consideração fatores como: promoções, momento econômico, concorrência, renegociação com fornecedores, custos de operação, metas, aumento da base de clientes etc. Busca-se um equilíbro dinâmico a fim de manter o negócio, inclusive, com o objetivo de honrar compromissos antigos. A promoção de hoje pode estar acontecendo para manter ou melhorar o serviço que foi prometido a você ontem, por exemplo.
Vídeos, Materiais e Certificados
Não. Os vídeos são gravados para estudo individual sem interação com o professor. Os valores dos planos foram concebidos para tornar a plataforma mais acessível. Professores de plantão para dúvidas geralmente tem valor adicional (mentoria, coaching etc.).
Os vídeos são disponibilizados em HD sem possibilidade de download. Você pode acessar pelo player Nutror via desktop.
Os slides de cada módulo são disponibilizados em formato .PDF. Alguns cursos (poucos), possuem outros materiais adicionais além dos slides. Nestes casos, podem ser acrescentados pelo professor em outros formatos materiais escritos em outros formatos (.doc, .xls etc.). Em geral, apenas compactamos TUDO em formato .RAR. O aluno precisa baixar, descompactar e abrir usando o aplicativo apropriado. É importante baixar o arquivo por completo antes de tentar descompactar.
Os certificados são disponibilizados automaticamente pela plataforma. Após cumprir 80% da carga-horária do Curso (considerando a soma de todos os seus módulos), um botão "Imprimir Certificado" aparecerá automaticamente. Basta clicar e o certificado será gerado para download com os dados pré-definidos. O link também pode ser compartilhado com terceiros que queiram visualizar o certificado.

Os dados estão pré-definidos na plataforma: NOME do aluno, CPF, DATA de CONCLUSÃO, NOME do curso e CARGA-HORÁRIA. Em NENHUMA hipótese alteramos este formato, incluímos ou excluímos campos ou geramos certificados manualmente para atender a necessidades específicas.
Não. Os certificados são disponibilizados automaticamente na plataforma. Não controlamos a data de INÍCIO de cada curso, não controlamos a FREQUÊNCIA do aluno e não fazemos qualquer espécie de avaliação de DESEMPENHO individual. Nossos cursos são focados tão somente na preparação para concursos (não são cursos formais de extensão profissional).
Serviço Adquirido
O máximo possível. Porém, é importante ressaltar que o serviço contratado é o acesso ao que está na plataforma no MOMENTO da aquisição. Apenas isso deve nortear a decisão de compra do aluno. Decida considerando SOMENTE o que está na plataforma no momento da sua compra.
Sim, pode acontecer. Por isso você deve considerar apenas o que está na plataforma HOJE e não a sua expectativa de um determinado curso que ainda virá a ser gravado. Isso depende de vários fatores, como tempo do professor, priorização de outras melhorias que não têm a ver com conteúdo etc.
Segundo o dicionário, é "alterar, acrescentar ou substituir" algo. Ao assinar, o aluno obtém acesso a toda a base com mais de 11 anos de conteúdo. Portanto, há centenas de aulas gravadas nas últimas semanas, assim como há material gravado há algum tempo. Atualizar não significa "substituir tudo". Não faz sentido. Como são milhares de horas, seria inviável e irrelevante em muitos casos, pois grande parte da teoria não muda com o tempo. Em alguns casos, mantemos um módulo acrescentando exercícios novos; em outros, regravamos uma versão nova e completa, mas mantemos a antiga pelo seu valor; e, muitas vezes, também retiramos materiais do ar (já retiramos centenas de horas, inclusive, ao longo do tempo). Enfim, é um processo contínuo e cumulativo.
As aulas recentes são mostradas no site com a palavra "novo" (em verde). São consideradas "novas" aulas gravadas há menos de 02 anos. Há uma lista com centenas de aulas recentes aqui. Como os planos dão acesso a toda a base, o aluno tem acesso às centenas de aulas recentes, e também, às aulas mais antigas. Há um esforço constante de atualização e de composição dos cursos para que sejam mantidos na plataforma os conteúdos mais relevantes, independente da idade, até que sejam atualizados (por acréscimo de conteúdo, alteração ou mesmo substituição).
Não há data. Como dito acima, considere SOMENTE o conteúdo disponível no momento da sua aquisição na plataforma. O conteúdo da área de TI tem se tornado virtualmente "infinito" e nós estamos há mais tempo do que qualquer um perseguindo o objetivo de cobrir o máximo possível. PORÉM, não necessariamente vamos cobrir tudo, pois há conteúdos menos relevantes. No momento, a plataforma possui milhares de aulas e, todas elas, "envelhecendo" a cada dia. O processo de renovação é contínuo e, quanto mais material temos, mais demorado fica refazer ou renovar tudo. Dependendo do caso, há coisas que nem mesmo serão mais gravadas.
Nosso foco é Tecnologia da Informação. Até existe na plataforma uma área de disciplinas básicas, tais como Língua Portuguesa, Interpretação de Textos, Redação, Noções de Informática, Raciocínio Lógico e Estatística (veja aqui). Mas não faz parte do nosso foco. Não gravamos conteúdos específicos para um determinado edital e não temos muito material direcionado para disciplinas fora da área de TI.
Podemos dizer que ninguém (ninguém mesmo...) está há mais tempo com foco específico em TI e tem tanto conteúdo quanto nós. Porém, cobrir "tudo" é impensável, uma vez que o órgão pode solicitar uma nova disciplina no momento em que o edital é criado. Em alguns casos, o órgão cobra conhecimento de aplicativos específicos usados somente por ele, por exemplo. Sem contar a infinidade de assuntos que surgem constantemente na área de TI. Assim, provavelmente cobriremos 90% ou mais do conteúdo. Não gravamos conteúdos específicos para um determinado edital, mas sim, as disciplinas que caem em todos (ou quase todos) os concursos. Temos muita coisa que ninguém tem, além de tudo o que é mais comum.
Não estão inclusas horas de consultoria, mentoria, coaching ou qualquer outro formato de curso individualizado. Este tipo de serviço envolve uma interação personificada entre professor e aluno, o que, considerando centenas de interessados e, por outro lado, o tempo escasso dos professores, seria inviável oferecer a todos sem aumentar muito o preço cobrado pelo plano.
Não. Dependendo da disponibilidade de um professor, poderá ser oferecido outro tipo de serviço no formato individualizado. PORÉM, as regras serão definidas caso a caso, uma vez que se trata de um novo serviço não listado no Provas de TI atualmente. Qualquer nova oferta de consultoria, mentoria, coaching ou qualquer curso individualizado. obedecerá a novas diretrizes e valores cabendo ao aluno aderir ou não conforme sua conveniência.
Como Usar o Material
Em geral, sim. Mas sempre para uso pessoal. Por isso os PDFs são marcados com inscrições de segurança, visíveis ou não visíveis (marca d´água), quando é feito o download.
Acesso às aulas gravadas. Você assiste, estuda e interage com outros alunos. Como as aulas foram gravadas no passado,os professores não estão necessariamente disponíveis hoje para responder às dúvidas. Algumas dúvidas poderão ser respondidas pela equipe atual de professores e sócios do Provas de TI, quando for possível. Porém, isso é um "bônus" e não faz parte do serviço contratado.
Não existe "a teoria específica" do concurso XPTO. Após mais de 10 anos na área, sabemos que quem passa é quem estuda a teoria da forma correta, com os melhores professores. Por isso, procuramos ter os melhores materiais, gravados pelos melhores professores sobre os assuntos mais cobrados pelas bancas. Material "específico" é discurso de marketing de quem quer vender, várias vezes, a mesma teoria para o mesmo aluno. Basta adquirir o segundo "Combo de Teoria Específica" para ver que lá dentro estão as mesmas aulas, com os mesmos professores e os mesmos exemplos etc.
De certa forma sim. Os Planos de Estudo são uma indicação dos professores com relação a quais materias existentes na plataforma o aluno pode estudar para um determinado concurso. A diferença é que não gravamos o material pensando em um determinado concurso (não faz o menor sentido). Gravamos pensando em ensinar da melhor forma, com os melhores exemplos, independente do concurso que o aluno irá fazer. Os planos de estudo apenas aceleram a busca pelo material em nosso site, indicando quais das nossas milhares de aulas são mais relevantes para um concurso e quais não são. Desta forma, você pode estudar para mais de um Concurso, caso queira, sem pagar nada a mais.
Sim. Neste caso gravamos aulas específicas, pois as bancas possuem diferentes formas de cobrar a MESMA teoria. É comum termos módulos na nossa plataforma focados em uma determinada banca para que o aluno se acostume com o seu perfil (CESPE, FCC, ESAF, Multibancas etc.). Neste caso, sim, as aulas já são gravadas pensando na banca específica.
Eventos Online via Zoom
Os não assinantes podem participar conforme as condições estabelecidas em cada caso na página do evento. Os assinantes do Provas de TI podem assistir ao vivo, se quiserem, mediante pagamento com ou sem desconto, dependendo do caso. Lembrando que, para assinantes do Plano Anual, o conteúdo ficará gravado para acesso posterior.
Os assinantes do Plano Anual terão acesso ao conteúdo gravado e editado posteriormente dentro da plataforma de acesso aos vídeos (o Nutror). Os assinantes do Plano Trimestral e Semestral não têm acesso posterior.